sábado, 1 de setembro de 2012

VENCENDO GIGANTES

VENCENDO GIGANTES

Textos: I Samuel 17 :31-40 –(Golias)

Em diversos momentos da nossa vida, querendo ou não, nos deparamos com gigantes, que nos perturbam e tentam impedir a realização de algo em nossas vidas
1.Um gigante é qualquer coisa que se interpõe entre você e o plano de Deus para sua vida
2. Um gigante é algo que parece maior do que você e seu desejo de servir ao Senhor
3. Um gigante é o que é mais forte que nós e não pode ser enfrentado sozinho.
Cabe destacar que todos nós temos gigantes; que eles
são embaixadores do Diabo e que são permitidos pelo Senhor.
No entanto, a Bíblia nos apresenta algumas ações para vencermos esses gigantes.

1.SABER QUEM É O GIGANTE v.26
Não podemos sair por aí desferindo golpes no ar, é preciso saber contra quem ou que estamos lutando.
Golias tinha 3,15 m de altura, a ponta de sua lança pesava 8 quilos, e o texto diz que ele se levantava todos os dias, durante quarenta dias para afrontar o povo do Deus vivo.
Os gigantes roubam a paz do povo de Deus (Nm.14:1; I Sm 17:11) e detém o progresso do povo de Deus (gn 6:4), Js 15: 8, Dt 3.13)
Os gigantes podem der de diferentes tipos:
1. O gigante da dificuldade (Gênesis 18: 14)
2. O gigante da dúvida (Nm 14:11,Hb 3: 12, 19, 4:6, 11)
3. O gigante da divisão (os verdadeiros gigantes eram seus amigos, família, companheiros)
4. O gigante da demora (40 anos no deserto 1 Sm 17:16)
5. O gigante da ilusão (Nm 13: 33)
Quando conseguimos identificar contra que gigante devemos lutar, fica mais fácil encontrarmos as armas para avançarmos e vencê-lo

2.CONHECER A DEUS, PORQUE A VITÓRIA VEM DELE v.26 Deus vivo
1.Davi entrou na peleja sabendo que é Deus quem nos conduz em triunfo. A vitória vem de Deus (PV.21:31, 1CO 15.57). É ele quem fortalece as nossas mãos para a batalha. Ele é o nosso criador, sustentador, redentor, protetor. Não vencemos por causa da nossa sabedoria, força ou estratégias. Maior é o que está em nós (1 Jo4.4)
2. Saul e seu exército fugiu porque olharam para o tamanho do gigante. Davi venceu porque olhou para Deus. Quem olha para os gigantes se intimida e como os espias de Israel passam a sofrer a síndrome de gafanhoto. Mas quando nossos olhos estão em Deus, podemos dizer: “Se o nosso Deus a quem servimos quizer, ele nos livrará...”(Da3:17-18)
O Senhor é longânimo (Nm.14:18) Muito poderoso (Jó 36:3) O Senhor é Deus, foi ele que nos fez (Sl100:3)
Tu, somente tu és Deus de todos os exércitos(Is.37:16)
3. As vitórias que temos vêm de Deus e devemos dar glória ao nome de Deus. Só ele é digno de louvor. Só ele merece a glória. Só ele deve ser engrandecido. Devemos depositar aos seus pés as nossas coroas. Se você tem Jesus com você, você tem tudo. Em Cristo você tem vida, vitória, salvação, esperança. QUEM É O SEU DEUS?

3.CONFIAR NAS PROMESSAS DO SENHOR E AVANÇAR
A Bíblia diz em Deuteronômio 7:9 “Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, é que é Deus, o Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia, até mil gerações, aos que o amam e guardam os seus mandamentos.”
O Senhor não muda (Ml 3.6) Nenhuma de suas promessas falhou (Js21:45)
Considere que as promessas de Deus são verdadeiras (Nm 13: 27 leite e mel) (14:8 se o Sr. Se agradar entramos na terra que mana leite e mel)
Eis que estou convosco todos os dias Mt.28.20
Nunca te deixarei nem te desampararei (Hb.13:5)
As promessas do Senhor são fieis e verdadeiras, tome posse delas e assim como Davi, enfrente os gigantes em nome do Senhor (I Samuel 17: 45) e ajude outras pessoas com os gigantes em suas vidas (1 Sm17:32, II Sm 21:17)

CONCLUSÃO
Não sei quais gigantes você têm enfrentado nesses dias, mas de uma coisa eu sei, que o Deus dos exércitos, o todo-poderoso, vence qualquer batalha, qualquer gigante, e se ele for o seu Deus, você também vencerá o gigante que aflige a sua vida.
Mas, se você ainda não tem o Senhor dos exércitos como o seu Deus, e gostaria que tê-lo, você tem uma oportunidade nesta noite de se aproximar dele, e conhecê-lo como Senhor e Salvador de sua vida e experimentar a vida de vitória que a morte e ressurreição de Cristo Jesus te garantem.
Levante sua mão e estaremos orando com você.
Os gigantes sempre aparecerão em nossas vidas,
e embora já tenhamos vencido alguns, outros virão. A luta continua. Mas não se deixe intimidar. Deus pode e quer lhe conduzir sempre em triunfo. Aproxime-se dele, conheça-o mais e mais, e mostre para todas as pessoas da terra que o Deus Vivo, o Senhor dos Exércitos vive em sua vida.

Nenhum comentário: