terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O SEGREDO PARA O SUCESSO



Um dos objetivos mais buscados nos nossos dias é o sucesso, seja ele profissional, financeiro, sentimental e etc. Todos querem ser bem sucedidos naquilo que fazem ou aspiram, no entanto, o que vem a ser sucesso, e, quais as condições para alcançá-lo?

O dicionário da língua portuguesa define sucesso como “resultado próspero; vitória; obtenção de êxito na campanha”. Logo, o sucesso representa algo diferente para cada pessoa, já que, todos os homens têm suas próprias “campanhas”, seus próprios sonhos e objetivos. A representação do sucesso é, portanto, diferente para cada pessoa.

No entanto, a verdadeira motivação para lutarmos para obter sucesso nas nossas campanhas, é na realidade, a busca pelo prazer, pela felicidade, e para que isso aconteça se faz necessário seguir alguns requisitos básicos para uma felicidade verdadeira e eterna, para uma vida de sucessos.

No livro de êxodo, capítulos de três a cinco, o Senhor Deus aparece a Moisés e lhe confia a missão de voltar ao Egito e libertar o povo de Israel da escravidão. A grandiosidade da missão apresentada trás a tona de imediato suas limitações e incapacidades humanas, porém, depois de alguns questionamentos e tentativas de fuga, Moisés aceita a missão, e com ele aprendemos alguns segredo para uma vida de sucessos.

OBEDIÊNCIA – A obediência consiste em “submeter-se à vontade de outrem, na execução de um ato; deixar-se conduzir.” Deus havia criado Moisés, e como criador, Ele conhecia todas as suas limitações. É por isso, Ele diz: “quem fez a boca do homem... não sou eu o Senhor? Agora vai, eu serei com a tua boca e te ensinarei o que deve falar” (Ex.4:11-12).

Não há nada que deixe o coração de Deus mais alegre do que ter servos que lhe obedeçam. Em Josué 1:8, o Senhor diz: "Não cesses de falar deste livro da lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido" 1 Samuel 15:22 "Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à Sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura dos carneiros." Mateus 7:21 "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." Atos 5:29 "Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens" Deuteronômio 5:29 "Quem dera que eles tivessem tal coração, que me temessem e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos, para sempre!" Tiago 1:25 "Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar." João 14:23 "Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada." João 15:10 "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço”. A obediência a Deus abre as portas para o sucesso em todas as áreas de nossa vida.

PERSEVERANÇA – Perseverar consiste em “persistir, continuar firme e constante em um sentimento, uma resolução.” Em muitos momentos da vida de Moisés ele se viu sem saída, perdido, sem saber o que fazer, mas ele nunca se esquecia de recorrer a Deus, e isso o fazia permanecer firme no cumprimento da missão para qual ele tinha sido chamado.

O Senhor Jesus nos fortalece diante das tribulações e nos orienta a permanecer firme em suas promessas, pois Ele está conosco em todos os momentos e nos dará vitórias. Josué 1.9 diz: Não te mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus, é contigo por onde quer que andares. Hebreus 10.36 “Com efeito, tendes necessidade de perseverança; para que depois de haver feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa”. Gálatas 6:9 “E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”. Eclesiastes 11:6 “Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas”. Mateus 10:22 “... mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo”. Efésios 6: 18 “orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos”. Romanos 2:7 “a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, e honra, e incorruptibilidade”. A vitória é dada ao que persevera até o fim, aquele que desiste no meio do caminho nunca experimentará das providências de Deus para sua vida. Se Moisés tivesse desiste da libertar o povo diante da incredulidade de faraó e do próprio povo, ele não teria visto os milagres de Deus e nem contemplado a terra prometida.

Não importa o quão difícil seja a luta, o Senhor é contigo para dar vitória, por isso, persevere, permaneça fiel e você será bem sucedido.

PACIÊNCIA – É uma “virtude que faz suportar com resignação a maldade, as injúrias, as importunações etc.” Nos tempos de hoje, o ser humano têm cada vez menos tido paciência diante de adversidades ou até mesmo para aguardar a concretização das bênçãos do Senhor em suas vidas. Porém, precisamos buscar desenvolver a paciência para esperarmos pelo agir de Deus em nossas vidas. O texto de Hebreus 10: 36 diz que: “com efeito, tendes necessidade de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa”.

Desenvolver a paciência é um processo que requer disciplina para não nos tornarmos pessoas murmuradoras, pois a murmuração nos impede de ver além das tribulações, de compreendermos o propósito de cada momento que passamos. É por isso que o apostolo Paulo dá graças pelas tribulações, pois ele sabia que Deus está no controle de todas as coisas, e isso resultaria em algo bom para sua vida. “E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança” (Romanos 5:3). Só consegue ser perseverante aquele que tem paciência para esperar pelo agir do Senhor em sua vida.

Paciência é um exercício diário de quem deseja uma qualidade de vida, mas Deus tem os seus próprios métodos para nos ensinar a conquistá-la, e um deles é por meio das dificuldades do dia-a-dia, como nos diz romanos 5:3-4 “...sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança”. Por isso, como nos diz o salmista, devemos “esperar com paciência no Senhor, e Ele se inclinará para nós, e nos ouvirá o clamor” (Salmos 40:1)

A paciência nos faz crer que no tempo certo Deus cumprirá as promessas, pois Ele é fiel e não se esquece de nenhum dos seus, como nos ensina o autor de hebreus 6: 15 “e assim, depois de esperar com paciência, alcançou Abraão a promessa”. O Deus que começou sua boa obra em nossas vidas irá completá-la por sua fidelidade, graça e misericórdia em nossas vidas, por isso, ter paciência é um requisito básico para uma vida de sucesso.

Se quisermos ter uma vida de sucesso, precisamos, antes de tudo nos submetermos aos requisitos da Obediência a Deus, da Perseverança em seguir os mandamentos do Senhor e da Paciência para aguardar o cumprimento de suas promessas em nossas vidas. Somente aqueles que se submetem ao senhorio de Cristo em detrimento de qualquer outra coisa obtém uma vida de sucesso.

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido (Josué 1:8).
Quer ter sucesso? Seja obediente ao Senhor Jesus Cristo!

Vasti Ferreira G. Costa
Estudante de Teologia
Brasília 30/12/2009 às 16: 40h

Nenhum comentário: