Nesses últimos dias quando muitos têm perdido a credibilidade, precisamos mais do que nunca está com nossa fé e esperança fundamentadas exclusivamente na pessoa do Senhor Jesus Cristo, o Rei dos reis e Senhor dos Senhores.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
O PROPÓSITO DE EXISTIR DA IGREJA E COMO ELA O CUMPRE
Para conseguirmos alguma coisa na vida, precisamos identificar claramente o que somos e onde queremos chegar, para então estabelecermos os nossos alvos. E como igreja, não somos diferentes, precisamos saber qual o propósito da nossa existência para então, traçarmos o nosso modo de viver.
A igreja é uma assembléia de pessoas que reconhecem a Cristo Jesus como o único Senhor e Salvador de sua vida, e tem como propósito de sua existência a expansão do reino de Deus.
Texto Base: Atos 9: 31 diz: “A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número”.
A Igreja neste contexto era formada de irmãos perseguidos e espalhados por ocasião da morte de Estevão, que iam pela Judéia, Galiléia e Samaria pregando a Palavra, e eram confortados pelo Espírito Santo, e cresciam em número.
Este grupo de regenerados, que é a igreja de Cristo cumpria o seu propósito em expandir o reino de Deus em três aspectos:
1. PELA COMUNHÃO
As leis de Cristo para o viver da Igreja conduz o homem a tomar duas direções que vitalizam o seu viver, a primeira é na relação do homem diretamente com seu criador, por meio de um culto que deve ser realizado em Espírito e em Verdade (Jo 4:23) e um Culto Racional (Rm. 12:1) e este culto individual enche-nos de poder espiritual de tal modo que cumpramos o propósito que Deus tem para o homem na sua relação com os outros homens, sendo esta a segunda direção a ser tomada.
Como igreja, precisamos buscar viver em comunhão com Deus e uns aos outros a medida que nos suportamos (servimos de apoio), que procuramos agradar-nos uns aos outros e desenvolvermos por meio da paciência e consolação das escrituras a nossa esperança em Cristo Jesus (Rm. 15:1-4).
A medida que fazemos isso, o reino de Deus é expandido em nossas vidas e na vida das outras pessoas que compõem o corpo de Cristo que é a Igreja.
Isso nos faz lembrar de uma história sobre o vôo dos gansos: Parece que a ciência já descobriu porque é que os gansos voam juntos. Voam formando um "V", porque cada pássaro ao bater as suas asas produz um movimento no ar que ajuda o ganso que vai atrás. Voando em "V", todo o grupo aumenta pelo menos 70% o seu poder de vôo, comparado a cada pássaro se voasse sozinho. Os que voam atrás vão grasnando para incentivar os da frente, e quando estes cansam, mudam de posição. Quando um se machuca, um outro é escalado para acompanhá-lo até que este sare e volte novamente a formação de vôo.
Como Igreja do Senhor Jesus, precisamos aprender com esses pássaros, cuidar uns dos outros, incentivando-os na realização de suas tarefas e fortalecimento de sua fé assim, todo o corpo é edificado pela comunhão.
2.PELA EVANGELIZAÇÃO
A Igreja cumpre seu propósito em expandir o reino de Deus quando evangeliza, quando compartilha com outras pessoas quem é Deus em sua vida e o que ele é capaz de fazer. No texto lido, nós vimos que a igreja crescia em número, embora se encontrasse num contexto de perseguição ela não se calava, mas anunciava as boas novas de salvação. Eu e você, como igreja do Senhor Jesus precisamos ser fiéis em cumprir a missão que nos foi confiada de anunciar o evangelho de salvação (Mt 28:18-20; At.1:8)
Como fazer isso? Você pode entregar um folheto, enviar um email, escrever um cartão, mas acima de tudo, você pode deixar que as pessoas vejam Cristo em sua fala e em suas ações pelo poder do Espírito Santo que habita em você.
3.AÇÃO SOCIAL
A Igreja cumpre seu propósito em expandir o reino de Deus quando faz ação social, quando cuida dos pobres e necessitados, pois para as boas obras é que fomos criados (Ef.2:10). Como igreja, precisamos ser o lugar de refúgio para os cansados, oprimidos e sobrecarregados. Precisamos ser uma referencia onde o amor de Deus se manifesta em cuidado da alma, mas também do corpo, para que as nossas boas obras glorifiquem ao Pai que está nos céus (Mt.5:16).
CONCLUSÃO
A igreja como um grupo de pessoas regeneradas que vivem sob as leis de Cristo cumpre seu propósito de existir quando expande o reino de Deus em sua vida e na vida das pessoas que a cerca quando exercita os seus dons e a prática da koinonia, da comunhão que é a expressão do amor em ação.
O meu desafio, é que você e eu assumamos o compromisso de cumprir com fidelidade o propósito pela qual fomos criados, a expansão do reino de Deus em nossas vidas e através de nossas vidas.
Que o Senhor Deus nos ajude!
Assinar:
Postagens (Atom)